Como funciona...

Os participantes do Curso são provenientes das diversas comunidades das Dioceses

de Parnaíba – PI e de Brejo – MA e atuam nas pastorais: da Catequese, da

Juventude, do Batismo, da Liturgia, do Dizimo, da Criança, como dirigentes de

comunidades, nos grupos e movimentos existentes nas paróquias. Na sua maioria

residem em comunidades rurais e vivem do trabalho da roça e da pesca. Um

pequeno numero mora na cidade e são servidores públicos. Faixa etária de idade

entre 18 e 33 anos, nível de escolaridade ensino médio incompleto e/ou completo

e ensino superior incompleto em diversas áreas do conhecimento. Em sua maioria

são solteiros e do sexo feminino.

img.png

 

 

Os objetivos de nossa FORMAÇÃO:

 

  •  Oferecer forrnaçao para cristãos e cristãs da classe popular, que são preparados para agir no mundo à maneira de Jesus; 
  •  Inculcar o espírito missionário e uma mística de missão e serviço entre os empobrecidos, os mais afastados, além das fronteiras eclesiais - na mística paulina;
  •  Formar para a liberdade, com liberdade - no Espírito de Jesus; 
  • Priorizar a formaçáo humana que desenvolve a personalidade: trabalha o ser, o ver e o agir das pessoas;
  • Valorizar o testemunho dos educadores com uma metodologia simples orientada para a cultura popular e o mundo dos pobres;
  • Orientar para um novo jeito de ser Igreja, edificada na participação e comunhão - modelo experimentado na própria convivência do mês intensivo.
img2.png

 

Como é a Formação - Conteúdos?

 

 

A formação consta de duas partes e tem a duração de quatro anos. A primeira parte é ministrada durante um mês intensivo (ou duas quinzenas) a cada ano. Consta de matérias nas quais a presença do orientador missionário é imprescindível.

 

Espiritualidade: mais do que conhecer a doutrina, é preciso saber a maneira de viver segundo o Evangelho na vida diária e na misseío. Trata-se de uma espiritualidade para leigos engajados no mundo e missionários, isto é: portadores da mensagem de vida que traz o Evangelho.

 

 Aconselhamento Cristão: Há uma imensa necessidade de aconselhamento porque a vida na sociedade atual é muito mais complexa, e muitos problemas surgem, provocando muitas depressões, muitos desequilíbrios, muitas brigas nas famílias e em todos os grupos sociais. Nao adianta dizer o que a Igreja considera como bom ou mau. É preciso ajudar as pessoas a mudar de vida e a tomar decisões corretas. Aprender a acompanhar pessoas na sua vida, ajudando-as a ver com mais clareza o que acontece e quais os melhores caminhos. Estimular e animar a Esperança e a confiança, a Fé e o amor que se traduz no serviço.

 

Liturgia para as Comunidades: No Brasil e hoje em dia no mundo inteiro, a maioria das celebrações é realizada sem a presença de um sacerdote. Isto é verdade, sobretudo no campo e no meio popular em geral onde a densidade sacerdotal é mais fraca.

 

Historia do Igreja: abordando a evolução de certos aspetos do Igreja: historia da missão, do martirio, da comunidade, da hierarquia, do profetismo, dos sacramentos, das peregrinações e das divisões.

 

Comunicação e dinâmica de grupos e de comunidades: é uma capacitação para exercer a liderança: saber dialogar, planejar, superar conflitos, integrar pessoas e grupos, tomar decisões, promover consenso e comunhão. Compreender coma funciona um grupo pare saber coma construir comunidade e igreja.

 

Realidade e do funcionamento da Sociedade: uma ação eficaz precisa ser inserida na realidade, agir sobre as fatos e as situações, intervir e modificar o que pole ser melhorado. E preciso entender as necessidades e eventualmente os programas de desenvolvimento adaptados a religião. Pois, não podem evangelizar um mundo que não entendem.

 

Acão Missionaria: é preciso orientar sabre como ser missionário, coma fazer. Isso praticamente se dá através de testemunhos e experiencias de pessoas que são missionários ou peregrinos, que fizeram experiencias fortes e que transmitem a partir do seu agir. Também se proporciona aos participantes experiencias missionárias organizadas nas comunidades, povoados ou bairros periféricos.

 

A segunda parte é um estudo feito a domicilio. São conteúdos básicos que, uma vez apresentados, podem ser estudados sem a presença de um monitor:

 

 

cel.png

(86) 98101-2618

fone.png

(86) 98101-2618

email.png

unimep@unimep.org