Uma breve HISTÓRIA

A primeira Escola de Formação Pastoral e Missionária foi fundada em Juazeiro (Bahia) no ano de 1989, por iniciativa do saudoso padre José Comblin e de dom Matthias Schmidt, bispo de Ruy Barbosa, junto com os bispos das dioceses de Juazeiro, Senhor de Bonfim, Paulo Afonso, Barra, Vitória da Conquista e Guarabira. No ano seguinte associou-se a eles o bispo de Picos.

 

Em 1989 realizou-se no mês de setembro o primeiro curso contando com 46 alunos. Desde o início, dom José Rodrigues, bispo de Juazeiro colocou à disposição da Escola o Centro de treinamento de diocese de Juazeiro em Carnaíba do Sertão. Em 2003, dom José Rodrigues aposentou e seu sucessor, bom José Geraldo da Cruz continuou valorizando muito a formação missionária e fez uma renovação completa do Centro.

 

A Escola suscitou muito interesse e a procura cresceu. Novos núcleos foram organizados em outros estados.

A partir de 1991 fundou-se na Paraíba, em Guarabira uma filial da Escola de Juazeiro que funcionou durante alguns anos na Casa Pe. Ibiapina de

Santa Fé, Arara e hoje funciona no Centro de Formação Missionária de Mogeiro, PB.

 

Em 1996, fruto da dedicação do missionário Pe. Roberto, foi criada uma Escola em Miracema do Tocantins. Com a súbita morte do bispo e transferência de pessoas que coordenavam a escola, ela foi suspensa e busca novas formas de funcionar.

Em 2005 pelo empenho de bom Adriano, surgiu mais uma Escola, na diocese de Floresta, destinada a atender os sertões nordestinos de.

 

Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Paraíba.

E em 2006 reorganizou-se a formação missionária de Esperantina, Parnaíba, Piauí, no estilo das Escolas, atendendo alunos do norte do Piauí e do Maranha.

Em 2011 foi fundada uma Escola na diocese de Barra, Bahia, aberta as dioceses vizinhas da Bahia.

 

 

 

img.png

 

 

NOSSO OBJETIVO

 

Formar missionários para atuarem nas suas comunidades, levando o evanjelho do senhor a todos.

 

 

cel.png

(86) 98101-2618

fone.png

(86) 98101-2618

email.png

unimep@unimep.org